Inauguração da base missionária em Riacho do Sobrado-BA
- Marketing AMES
- 9 de jul. de 2025
- 3 min de leitura
Atualizado: 5 de dez. de 2025
No dia 23 de maio, celebramos um marco muito especial: a inauguração da nova base missionária em Riacho do Sobrado, fruto da graça de Deus e do trabalho dedicado de muitos corações comprometidos com o avanço do Reino.
Foi uma noite memorável! Mais de 300 pessoas estiveram reunidas, testemunhando tudo o que o Senhor tem feito neste lugar. Tivemos apresentações emocionantes dos pequenos da turma de reforço escolar e também da incrível equipe de karatê mostrando que essa base já nasce como um espaço de transformação, cuidado e esperança para crianças, famílias e toda a comunidade. Além de todas essas atrações da base, a festa também contou com a participação especial das turmas de balé da base missionária de Acauã- PI.

A história de Riacho do Sobrado foi construída pelas mãos generosas de muitos, mas se destaca especialmente pela dedicação do Pastor Fernando e da missionária Silvânia. Eles chegaram à região em 2018 para assumir a congregação que já havia sido iniciada por outros obreiros e, nesse mesmo período, deram início a projetos sociais e ao trabalho de evangelização na comunidade.
Os projetos incluíam aulas de futebol, praticadas em um campo de areia distante das casas; aulas de reforço escolar, ministradas na varanda da casa dos missionários pela Silvânia, que é pedagoga; e aulas de karatê, conduzidas pelo Pastor Fernando, faixa preta na modalidade. Em 2021, ambos ingressaram na AMES como missionários e, desde então, pastoreiam a igreja local com amor e cuidado, dedicando anos de serviço e semeando as boas novas neste território.

A nova base é uma resposta de Deus para a comunidade, e temos certeza de que será um ponto de luz, comunhão e crescimento para muitos que ainda serão alcançados.
Essa base é uma realização muito maior do que a comunidade e os missionários poderiam imaginar. O projeto inicialmente idealizado para a região era apenas uma quadra esportiva, mas o Senhor sempre nos surpreende! O Pastor Fernando nos contou um pouco dessa história e de como tudo tomou proporções que só Deus poderia construir.
“Eu me lembro de um dia em que o Pastor Eurico, que era o responsável por missões na minha igreja, chegou pra mim e disse:
‘Fernando! A gente tá com um problema lá em Riacho do Sobrado, porque o casal que tá lá quer ir embora, vão pra outro lugar e a gente não tem ninguém pra ficar lá. Você fica lá? Por seis meses, um tempo pequeno?’
E eu disse: EU FICO! Pra mim, era um privilégio. Eu tava realizando um sonho da minha mãe, que já tinha falecido.
Esses seis meses já viraram oito anos! E quando chegamos aqui, era só uma capelinha, ainda inacabada, mas Deus foi nos dando força. A gente foi falando, os irmãos foram trabalhando junto com a gente, pessoas foram chegando, e conseguimos concluir aquela capelinha.
Mas minha esposa sempre dizia:
‘Fernando! Tu observa que aqui nesse lugar tem muita criança? E essas crianças não têm muita perspectiva, porque, como em muitas comunidades, o pessoal não tem o que fazer…’
Foi aí que, a partir dessa percepção dela, a gente começou os projetos sociais, ainda bem simples, até a chegada da AMES e do parceiro IAV, que proporcionaram tudo isso que vocês veem hoje. Um espaço que a gente nunca sonhou em ter. É a bondade de Deus, maior do que a gente podia imaginar!”
A AMES celebra com gratidão tudo o que já foi realizado neste campo e segue contando com as orações e apoio de cada parceiro. Que o Senhor continue abrindo caminhos, fortalecendo os missionários e fazendo de Riacho do Sobrado um solo fértil para o Evangelho.

Tudo isso e muito mais você descobre em Agosto/25 em nosso canal do youtube quando lançaremos o documentário "Sementes do Sertão - Riacho do Sobrado". Se inscreva para não perder nada.
Participe dessa missão!
Se você deseja se envolver, seja com orações ou contribuições financeiras, sua ajuda será fundamental para continuar o avanço do evangelho nesta região. Juntos, podemos impactar vidas e expandir o Reino de Deus não apenas em Riacho do Sobrado mas em todo o Sertão.