top of page

CARAVANA DO ICM VISITA O SERTÃO


A Agência Missionária de Evangelização do Sertão (AMES) têm parceiros de várias partes do Brasil e do mundo. Um grupo de colaboradores dos Estados Unidos fez questão de ir conhecer de perto as iniciativas com as quais colabora à distância.


A caravana de americanos foi trazida pela International Cooperating Ministries (ICM), que é uma organização dos EUA e parceira da AMES na construção de bases sociais.


A parceria do ICM com a AMES começou em janeiro de 2019 e até o momento já rendeu 17 projetos.



O grupo de visitantes foi composto pela diretora executiva da ICM, Janice Rosser; pelo diretor da América do Sul, Marcio Villa; além de oito parceiros doadores convidados pela organização. A caravana visitou as bases sociais em Lapão e Chapada do Avelar Casa Nova, na Bahia; em Acauã, no Piauí, e em Afrânio, em Pernambuco, além de conhecerem a sede da Ames, no Espírito Santo.



Na comunidade de Lapão, na Bahia, os americanos visitaram as comunidades rurais, a base missionária que foi construído em parceria com o ICM e foram apresentados aos colaboradores que atuam na região.


No mesmo local foi lançada a pedra fundamental que inaugurou a construção da segunda Sala Multiuso (Hope Center), já que a demanda de crianças em busca de atividades é grande.


O grupo assistiu à apresentação das aulas do pilar de Educação complementar, (que inclui Música, Balé, Reforço Escolar e Informática). Também houve um momento de interação, quando os visitantes jogaram futebol com os alunos da escola de esportes. O dia foi encerrado em um culto no auditório da Igreja, com uma apresentação onde mais de 400 pessoas da comunidade estavam presentes.


Em Casa Nova, também na Bahia, visitaram a comunidade de Junco onde foi instalado uma adutora com 50km de tubulação que entrega água a 120 famílias desta comunidade, à igreja e à escola da comunidade. A energia elétrica que suporta todo este sistema é fornecida por placas solares instaladas pelo Instituto Água Viva (IAV).


A caravana de americanos participou de um almoço Sertanejo na casa do senhor João do Né, visitou as instalações da base social na comunidade de Casinhas. Os convidados conheceram os projetos de hidroponia, assistiram a uma apresentação dos adolescentes (Bombeiros do Futuro), além das aulas do pilar de Educação complementar (Música, Balé, Reforço Escolar e Informática) e também jogaram futebol com os alunos da escola de esportes. O dia foi encerrado em com um culto para comunidade com mais de 200 pessoas presentes.



Na passagem por Acauã, no Piauí, foram visitadas a Fábrica de Acordes: Fábrica de Instrumentos musicais (violão, cajon, ukulelê), a Fábrica de Brinquedos e a escola de balé. Também foi lançada a Pedra Fundamental que inaugurou a obra de construção da Base Social de Acauã que atenderá mais de 1000 crianças. A obra foi projetada para ser uma referência para a região no que diz respeito ao balé, na economia dos recursos naturais e no aproveitamento da água e da energia solar.


Em Afrânio, Pernambuco, que foi o primeiro projeto realizado pela parceria IAV/ICM, a caravana pode ver no local o ótimo resultado dos seus investimentos, acompanhando os projetos sociais desenvolvidos.


Sobre o ICM

O ICM é uma organização dos Estados Unidos que atua em vários países do mundo, este é um grande parceiro do IAV. A organização coopera com de bases socais (Hope Centers) que são salas utilizadas nos programas de Educação Complementar (balé, música, informática, reforço escolar).

bottom of page