A PIPA E AS APLICAÇÕES DO AMOR

Atualizado: Ago 17



Apesar de hoje ser uma brincadeira, antigamente era considerado uma arte. O primeiro lugar de que se tem o registro do uso da pipa é na China, que já possuía os melhores materiais: o resistente fio da seda, a leveza e a resistência do bambu e a seda para capturar o vento. As pipas eram usadas para enviar mensagens, medir distâncias, testar o vento e até em missões militares.


A verdade é que o colorido da pipa e a sua dança pelo ar sempre encantou crianças e adultos. No Sertão, está sendo utilizada para levar o amor de Deus a dezenas de crianças, das quais, muitas nunca tiveram a oportunidade de brincar de pipa, e o que dizer da cidade que nunca teve linha, papel e nem carretilha? Pois é, a história começou logo ali em Lapão.


O Missionário Alciney dos Santos Ferreira, um apaixonado pela brincadeira, revela que desde criança soltou pipa no Rio de Janeiro, uma paixão jamais abandonada, e viu na necessidade de crianças do Sertão a oportunidade de unir um hobby a uma maneira inovadora de se aproximar delas e mostrar o amor de Deus.


“A pandemia trouxe novos olhares para todos nós. Tivemos que vencer os obstáculos e encontrar maneiras de nos comunicarmos. As crianças ficaram presas em suas casas sem escola e nada a fazer”, explicou.


Em abril, no olho do furacão da COVID-19, o missionário foi de casa em casa saber como cada uma delas estava e identificou que estavam ansiosas e assustadas. Foi aí que surgiu a ideia: Fabricar pipas para dar de presente. Também reuniu algumas crianças e ensinou a produzir. Em junho fez o Primeiro Festival de Pipas de Lapão-BA e reuniu em torno de 70 crianças e 100 pais. Foi uma grande alegria para todos.


Na tarde da Pipa todos puderam conhecer a história e a fabricar a sua própria pipa.


QUAL A APLICAÇÃO DA PIPA COM O EVANGELHO?


Ef 4:24 “E vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade”

O Pr. Levi Liberato, de Lapão, fez uma analogia de como a pipa se aplica na nossa vida com Cristo. A pipa é um objeto feito para voar alto. Para isso ela precisa de estrutura, roupagem e impulsão. Sua estrutura é feita de bambu, formando cruzetas e linha, dando-lhe firmeza e postura. Sua roupagem é feita de papel, dando aerodinâmica e beleza, porém para que tenha vida e suba alto é necessário a força do agente chamado do vento. A pipa é uma analogia do ser humano, que sempre sonha em dar altos voos na vida. E isso é possível, contudo, para que se torne realidade é indispensável ter a postura e firmeza de caráter, produzida pelo Pai do céu. Ter a roupagem nova dada pelo evangelho de Jesus, através da cruz, que dá beleza e roupagens novas e; ter o direcionamento dado pelo vento do Espírito Santo para viver em novidade de vida e consiga o tão sonhado voo às alturas, em direção à morada eterna: o Céu dos Céus.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo