Blog

2

Igreja do Sertão Promove encontro de pastores em Lapão – BA

Na cidade de Lapão, pequena cidade situada na região da chapada da diamantina, interior da BA, com pouco mais de 27 mil habitantes e com renda per capta média de R$ 170, 00, está situada um dos maiores projetos evangelísticos e sociais da região.

  Estabelecida na cidade desde 2016, a Agência Missionária de Evangelização do Sertão (AMES) tem feito a diferença na vida social e espiritual da pequena comunidade.

   Através dos trabalhos realizados pelos missionários da AMES, dentro de um contexto de extrema pobreza, os frutos já podem ser contados.

   Com um templo de 406 m² e com todo aparato tecnológico necessário para o andamento dos cultos, semanalmente já se reúnem no local uma média de 180 pessoas, para ouvir e aprender mais sobre o evangelho de Jesus, chegando ao número de 220 pessoas reunidas em pequenos grupos.

– A fé tem feito com que pessoas antes sem esperança no amanhã, possam olhar novamente para o futuro com a esperança de que haverá dias melhores –

  As necessidades sociais da região também não foram esquecidas, com uma juventude capaz, mas na grande maioria sem oportunidades, a parceria com o Instituto Água Viva possibilitou que a AMES desenvolvesse projetos que geram empregos e renda na região.

Prefeito e vice-prefeito fazem homenagem:

Neste Sábado (12) se reuniram no templo da Igreja do Sertão no Lapão, 42 pastores de diversas denominações presentem em cidades e povoados locais, para discutir sobre a unidade da igreja em tempos difíceis. Além dos pastores, também estiveram presentes toda equipe de obreiros da AMES além de vereadores, prefeito e vice prefeito da cidade. 

   Quem esteve presente relatou ter vivido um momento ímpar de unidade com a prática de louvores, adoração e ministração da palavra de Deus.

    Na ocasião a AMES e o Instituto Água Viva foram homenageados pelo Prefeito da cidade que presenteou as entidades com uma placa de honra ao mérito.

Dia do Pastor Evangélico – Temos muito o que agradecer!

 

 Nacionalmente no segundo domingo do Mês de Junho comemora-se o dia nacional do pastor evangélico, a data foi instituída no ano de 2017 através do projeto de Lei n° 8126 apresentado pelo então Deputado Federal Jonathan de Jesus.

O dia que homenageia os ministros evangélicos, se tornou, no último ano, ainda mais substancial com o crescimento da comunidade evangélica no Brasil – Segundo o último senso realizado pelo IBGE, evangélicos já somam números superiores a 31% da população brasileira sendo ultrapassados somente pelo número de católicos declarados. Em 2010 evangélicos representavam apenas 22% da população brasileira – A AMES (Agência Missionaria de Evangelização do Sertão) tem muito o que agradecer e comemorar neste dia, presente em 3 estados brasileiros BA, PE e PI já soma 28 bases evangelísticas em comunidades sertanejas carentes e anteriormente sem presença evangélica.

 São muitos os desafios que precisam ser superados pelos pastores missionários da AMES, desde as longas distâncias, até a extrema pobreza que assola a região. O trabalho missionário é ainda mais difícil com uma população que vive abaixo da linha da pobreza e que, na grande maioria, nunca teve acesso à educação e a leitura.

Apesar das enormes dificuldades os números são animadores, desde o início do projeto evangelístico já foram contabilizados milhares de batismo, 33 igrejas construídas, mais de 11 mil pessoas que se reúnem mensalmente em cultos nas comunidades, histórias de milagres e de vidas transformadas.  O envio de pastores tem sido fundamental para o crescimento do evangelho na região do semiárido nordestino.

 

Amor à Missão

Após encerrar as atividades da empresa que possuía no RJ e estudando missões em em Vila Velha no Espirito Santo, conhecendo seu chamado evangelístico, o agora Pr Wellington Peraro da Fonseca, diz que levar a palavra de Jesus ao sertão brasileiro foi a resposta de Deus para as perguntas que ardiam no seu coração: “Para onde irei? E como farei?”.

Hoje como Pr. Missionário da AMES, em Acauã, no sertão do PI, ele afirma representar sua missão com o verso de 1 tessalonicenses 2:8 “Sentindo, assim, tanta afeição por vocês, decidimos dar-lhes não somente o evangelho de Deus, mas também a nossa própria vida, porque vocês se tornaram muito amado por nós” –

A visão pastoral da AMES desenvolvida no sertão também é diferenciada, os pastores estão presentes nas bases evangelísticas para pregar e também criar relacionamentos, desenvolver e dirigir projetos sociais que impactem espiritual e fisicamente toda a comunidade em que está inserido, gerando uma transformação integral da vida comunitária. 

Cuidando da família Missionária

AMES – Cuidando da família Missionária!

Patrícia Ramos Ribeiro Neves – Recebendo atendimento na comunidade de Marruá – BA

Com o trabalho em campo desacelerado devido a pandemia do COVID 19, pastores e missionários estão aproveitando o tempo para cuidar mais da saúde. No mês de maio, 03 bases recebem a visita da Van médica-odontológica do Instituto Água Viva – IAV para atender primordialmente a família missionária da AMES.

 A primeira base a receber a vista da dentista foi Casa Nova-BA, onde 80 pessoas foram atendidas, com 152 procedimentos realizados, promovendo grande economia financeira para as famílias.  Em um único caso, o missionário tinha um orçamento de R$ 1.800,00 e todo o tratamento foi realizado gratuitamente.   

A próxima região a receber atendimentos odontológicos, de 19 a 23 de maio, é Marruá-BA. Toda a equipe ministerial do pastor Thiago Neves , incluindo esposa e filhos estão em atendimento. “Essa ação para cuidar da família e dos obreiros locais, é muito importante. Quando temos a Van médica na base, sempre temos muita demanda da população, temos que dar atenção de logística e apoio de organizar filas, fazer cadastros e suporte de alimentação, e quase não sobra tempo para cuidar da saúde. Quando a gente vê, o dia já acabou”.  Revela Pr Thiago.  

De 26 a 30 de maio será a vez da base de Miguel Calmon, onde 30 pessoas serão atendidas. 

 

Amor de Cristo e oportunidades de geração de renda têm transformado o Sertão
2

Amor de Cristo e oportunidades de geração de renda têm transformado o Sertão

Os membros da AMES levam amor de Jesus ao Sertão nordestino e sentem de perto a realidade local. Cada lar visitado, cada história ouvida e vivida nos fazer pensar cada vez mais no próximo e cumprir o Ide. Ao sentirmos na pele o que é a vida e rotina dos sertanejos, sabemos que, além de esperança, eles carecem de oportunidades. A Palavra do nosso Aba vivifica e transforma, por meio de cada ação missionária. Junto a nós, o Instituto Água Viva também tem mudado aquela geografia, com projetos sociais. Esse grande parceiro age em pilares como geração de renda, saúde e educação. Hoje, queremos compartilhar um pouco de como o IAV tem apoiado nossos sertanejos, com oportunidades que geram renda e resgatam sonhos perdidos. Leia e confira!

Potencial de um povo amado por Deus 

Levi Custódio, do IAV, fala sobre o potencial empreendedor do povo que ali vive. “Uma das experiências foi quando abastecemos a cisterna de dona Verinha e só pudemos reabastecer quase dois meses depois. Tivemos uma surpresa. Ela tinha economizado a água, não estava em falta e ainda tinha feito uma horta de coentro. Vimos que se tratava de uma empreendedora que acabou abastecendo a cidade mais próxima com sua horta”, relatou.

O povo sertanejo muitas vezes carece de ajuda e algumas de suas necessidades precisam de ações rápidas. Diante disso, o Instituto Água Viva implantou um projeto para geração de renda para as pequenas comunidades. Assim nasceram a Boutique dos Sonhos, onde são produzidos brinquedos pedagógicos, a Fábrica de Acordes, que produz violões e a fábrica de camisas e bonés, entre outros.

O trabalho feito nas comunidades é de muita relevância. Em Aguada Nova, povoado de Lapão, Bahia, a fábrica de camisas e bonés, possui cerca de 50 funcionários e beneficia em torno 310 pessoas diretamente. Indiretamente, a fábrica beneficia todo o comércio local. O projeto leva a diversos sertanejos oportunidades de emprego com carteira assinada, além de treinamentos e, recentemente, um curso de graduação gratuito em uma faculdade de renome nacional.

Deseja conhecer o Sertão e contribuir com projetos que levam esperança?

Você também pode ajudar a mudar a realidade das famílias sertanejas. Tenha a oportunidade de participar de ações que oferecem apoio àqueles que precisam. 

Clique aqui e saiba como levar esperança aos necessitam!

 

Coronavírus: o momento requer nossa oração
2

Coronavírus: o momento requer nossa oração

O mundo todo enfrenta uma batalha contra o coronavírus. Temos acompanhado nas últimas semanas o aumento no número de pessoas infectadas. Assim como Jesus nos ensinou, devemos ser solidários ao próximo e cumprir nosso papel enquanto igreja de Cristo. Confira neste post o que podemos fazer para contribuir neste momento.

Coronavírus: o papel do cristão 

  • Lembre-se que a oração é nossa arma mais poderosa, ela nos conecta com o Pai. Como a própria Palavra nos revela: “E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.” 2 Crônicas 7:14
  • Colaborar com o próximo com álcool gel, produtos de higiene, limpeza e alimentos também são medidas que podem ajudar.
  • Por causa do coronavírus, algumas igrejas têm suspendido o culto para evitar aglomerações, mas mantêm transmissão online via internet. Acompanhe de casa com sua família. Caso vá presencialmente, evite o contato físico, é por uma boa causa e temporariamente. Guarde o aperto de mão para quando tudo isso passar.
  • Lembre-se de manter os hábitos de higiene: lave as mãos com frequência maior que a habitual, tenha sempre com você álcool gel 70.
  • Tenhamos atenção com crianças e idosos, eles precisam de cuidado especial, pois estão mais vulneráveis ao coronavírus.
  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, e não com as mãos. Se usar lenço, descarte-o em seguida.
  • Procure estar em ambientes ventilados.
  • Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas e copos.
  • O momento requer união, mas que estejamos mais próximos em oração do que no contato físico.
  • Caso apresente sintomas parecidos com os da gripe, procure um médico imediatamente.

Caso ainda tenha dúvidas, o Ministério da Saúde lançou um site para tirar dúvidas. Clique aqui e acesse.

Sua oração tem poder neste momento. Intensifique seu clamor!

 

 

 

Caravana Assembleia de Deus em Boninal
5

Caravana Assembleia de Deus – Boninal, Bahia

Caravana Assembleia de Deus – Boninal, Bahia

Para levar a Palavra de Deus ao Sertão, a distância é só um mero detalhe. Força e coragem não faltam nas caravanas. E foi dessa forma que os missionários da Igreja Assembleia de Deus Nova Vida, de Vila Velha-ES, abraçaram a missão de evangelizar a região de Boninal, na Bahia. Continue lendo e confira a história de fé, amor, união e empatia.

A missão

A Caravana Missionária da Igreja Assembleia de Deus Nova Vida, por meio de seus membros, levou esperança aos moradores do Sertão da pequena cidade de Boninal, na Bahia. Visitas foram feitas a cada morador, com muito louvor e edificação da Palavra! 

“Para mim, foi uma experiência muito gratificante. Sair das quatro paredes e ir por todo o mundo pregar o Evangelho. Ver no olhar daquelas pessoas a esperança quando elas ouviram sobre Jesus foi incrível. Acho que todo cristão deveria ter essa experiência”, disse Lidia Mariano, missionária. 

Levando abraços e recebendo sorrisos, assim foi a missão da Caravana Missionária. Além de receber todo o apoio espiritual, os sertanejos também obtiveram ajuda material e assistência. Uma van prestou serviços odontológicos gratuitamente à população. A vontade de ajudar, o amor ao próximo, a fé e a empatia estiveram presentes o tempo todo. 

A missionária Livia Pereira conta como foi fazer parte: “Eu vim com a expectativa de orar e abençoar as pessoas, mas eu quem fui abençoada e edificada!”, conta.

Vivenciar lindas histórias, ajudar o próximo, receber sorrisos, ser instrumento, levando o amor para todas as partes, essa é a missão que nos orgulha em ser a AMES.

 

Caravana Assembleia de Deus em Boninal, Bahia

Caravana Assembleia de Deus em Boninal, Bahia

Caravanas Missionárias: saiba como participar!

Você também pode fazer parte das Caravanas Missionárias. Junte-se ao grupo que leva esperança, amor e renovação às comunidades mais remotas no nordeste brasileiro. Tenha a oportunidade de participar de ações sociais e oferecer apoio àqueles que precisam. 

Clique aqui e saiba como levar esperança aos necessitam!

 

Visita ao Sertao - Isis
3

#FuiAoSertão: saiba como foi o trabalho de Evangelização da missionária Isis, em Casa Nova, na BA

Acompanhe o testemunho da missionária Isis da Rocha Nunes, de 33 anos, professora de geografia, da Igreja Batista Continental, em Serra (ES). Ela viajou com mais 44 outros membros até Casa Nova, na Bahia. Na região, participaram de ações, como aferição de pressão arterial e glicose, corte de cabelo, recreação infantil, visitas nos lares e cultos. Muito além da ajuda, a Caravana Missionária levou esperança e renovação aos locais mais remotos no Sertão nordestino.

A oportunidade de compartilhar a fé

Visita ao Sertao - Isis (2)

Visita ao Sertão – Isis

Caravana Missionária da Igreja Batista Continental seguindo para o sertão da Bahia

A Caravana saiu de Serra – ES e ocorreu entre os dias 10 e 19 de janeiro. Foram aproximadamente 30 horas de viagem entre os estados do Espírito Santo e Bahia, no entanto, não há distância que desanimasse o grupo de levar as boas novas. O trabalho missionário durou sete dias. O trajeto incluiu a base da AMES em Casa Nova e, também, comunidades na região: Recreio, Belmonte, Poço das Pedras, Riachinho e Entroncamento. Por onde passou, a Caravana Missionária realizou diversas atividades: aferição de pressão arterial e glicose, corte de cabelo, recreação infantil — com pula-pula, pipoca, algodão-doce e pintura de rosto — instalação de placas de identificação das comunidades, visitas nos lares e cultos. Muito além da ajuda material, as incontáveis conversões presenciadas nas comunidades fizeram da missão uma experiência imensurável.

Diversas doações foram feitas. No bazar solidário, foram disponibilizadas roupas para a população das comunidades, além de 400 kits escolares, fraldas e brinquedos. Também foram entregues cestas básicas às famílias mais necessitadas.

Conhecendo outras realidades

Impressionada com tudo que viu e sentiu, a missionária Isis conta como é se deparar com a realidade de pessoas que vivem com poucos recursos, mas nunca perdem a esperança.

“O que mais me impactou foi observar as dificuldades dos sertanejos: terra seca, pedregosa, pouco acesso à água, distante de tudo. E, mesmo assim, ver um povo alegre, receptivo, sedento do Evangelho e que abre as portas com prazer para qualquer um que chegar. Uma realidade que dói, mas que ensina e te motiva a prosseguir. Cooperar para a mudança nessa região é um privilégio. Acredito que a água viva que é Jesus, chegou sobre essa terra.” disse Isis.

Conhecer e ajudar famílias sertanejas, levar as boas novas do Evangelho e não medir esforços para isso, essa é a missão que nos orgulha em ser AMES.

Caravanas Missionárias: saiba como participar!

Você também pode fazer parte das Caravanas Missionárias. Os projetos missionários da AMES têm levado esperança e grandes mudanças na história dos sertanejos. Tenha a oportunidade de participar e oferecer apoio àqueles que precisam.

Clique aqui e saiba como levar esperança aos necessitam!

Confira também outras missões da AMES:

Depoimento de Jhonata Barbosa, da Escola de Missões – AMES

Escola de Missões: conheça o projeto da AMES!

Batismo no Sertão: veja depoimentos e galeria de fotos

Experiência de Edgar no Sertão
0

#FuiAoSertão: saiba como foi a experiência da Igreja Presbiteriana em Piatã

Levar palavras de cura e unção, abraços, consolo e sorrisos a quem mais necessita, assim como Jesus ensinou, são objetivos das Caravanas Missionárias. Geralmente, os que se dispõem a conhecer o Sertão relatam que voltam transformados! E foi exatamente isso que aconteceu com a Igreja Presbiteriana Memorial em Piatã, na Bahia. Continue lendo e saiba mais sobre a experiência vivida sob a lente de Edgar Garcia, 31 anos.

Sobre a Caravana

Em janeiro deste ano, a região de Piatã foi contemplada com a Caravana Missionária realizada pela AMES, em parceria com a Presbiteriana Memorial,  de Serra (ES). Essa foi a primeira vez dos jovens dessa amada igreja em nosso Sertão!

A visita durou uma semana e, no total, 6 comunidades foram contempladas com as ações. Ministrações da Palavra, gincanas, ações sociais, como atendimento médico e odontológico foram algumas das atividades realizadas ao longo dos dias.

Jesus: convidado de honra desta Caravana!

Edgar nos contou que tinha a expectativa de encontrar muita pobreza em todos os sentidos, tanto financeiro quanto espiritual. E seguiu com uma certeza em seu coração: a de que o Espírito Santo faria coisas grandes. Quando chegou em Piatã, ficou tocado ao ver o poder do Evangelho na vida dos sertanejos.

“A AMES tem levado a esperança. Uma vez que o Evangelho chega em um lugar, tudo muda. Os medos, o vício e, principalmente, o ócio vão embora, dando espaço à alegria, à liberdade e, principalmente, a Cristo, o convidado de honra. Levamos a Palavra de uma forma doce e pudemos sentir a real presença de Deus naquele lugar. Prova disso foi a visita que fizemos a uma família bastante solidária que nos recebeu – todos aceitaram a Jesus. Foi lindo”, disse Edgar.

Outro marco dessa caravana: ao final, 27 vidas aceitaram Jesus como único Salvador!

Caravanas Missionárias: saiba como participar!

Que tal se desafiar a organizar uma visita ao Sertão com seus amigos e igreja em 2020, assim como o Edgar? Seja parte de uma geração que pode transformar sua própria geografia, cumprindo o Ide que nosso Pai nos ordenou. Você terá a oportunidade de participar de ações sociais e oferecer auxílio em outras áreas, como atividades com crianças e jovens, doação de cestas básicas, material de higiene pessoal, kit escolar, brinquedos, fraldas geriátricas, roupas e sapatos.

Se quiser fazer parte desta experiência, clique aqui e saiba como dar os próximos passos!

 

Adriana em uma das missões no sertão
0

#FuiAoSertão: conheça a experiência renovadora de Adriana Bazon ao sertão da Bahia

Assim como o infinito amor do Pai, não existem limites quando o assunto é fazer o bem e levar a Palavra de Deus, seja onde for. Prova disso, é a experiência vivida por Adriana Bazon, 46 anos, que mora em Vila Velha (ES) e faz parte da Igreja Batista Graça e Paz. Acompanhada de outros membros da Caravana Missionária, ela visitou as comunidades rurais de Miguel Calmon, na Bahia. Confira neste post a experiência de avivamento.

A missão

Durante 7 dias, Adriana e outros missionários da igreja viveram de perto a realidade de pessoas que não têm tantas oportunidades e precisam de ajuda, seja material ou espiritual. No decorrer da missão, diversas ações em prol das comunidades foram feitas: cultos ao ar livre, flash mob de dança, apresentação de bailarinas, além de cursos, como o de crochê em malha.

“Tive uma experiência muito linda com o lava-pés, que foi o culto preparado para as mulheres, princesas da comunidade. Nosso desejo era levar alguns sapatos novos, mas nós não tínhamos esse recurso, e nós ganhamos esses sapatos, de um empresário do Sul do Estado e que não sabia do nosso propósito. Pudemos calçar os pés daquelas mulheres com sapatos novos e profetizar sobre elas um novo caminhar. Isso foi um marco na minha vida. Ser um instrumento e ver pessoas sendo curadas de dentro para fora na sua identidade, como filha amada”. conta Adriana.

Outra ação foi a entrega de duas salas para o ensino do Evangelho para 60 crianças, que anteriormente contavam apenas com um pequeno espaço.

Uma experiência de avivamento

Diversos jovens foram batizados em meio sertão

Diversos jovens foram batizados em meio sertão

Com grande emoção, Adriana tentou expressar em palavras a felicidade de ter participado pela segunda vez da experiência de ir ao sertão em missão pela igreja.

“Algumas coisas me marcaram bastante nessa caravana, como a conversão da minha filha de 8 anos, que entregou a vida para Jesus. Também os batismos que nós tivemos ali. Alguns jovens que estavam conosco, sentiram vontade de serem batizados no sertão. Tudo foi um privilégio, uma honra indescritível. É experimentar o avivamento, é ser renovado, é cumprir o ide, é levar esperança, é muito mais que doar mantimentos ou roupas. É realmente levar o amor de Deus em atitudes.” disse a missionária.

Conhecer pessoas, aprender com elas, viver a riqueza da simplicidade e ser instrumento, levando o amor para todas as partes, essa é a missão que nos orgulha em ser AMES.

Caravanas Missionárias: saiba como participar!

Você também pode fazer parte das Caravanas Missionárias. Junte-se ao grupo que leva esperança, amor e renovação às comunidades mais remotas no nordeste brasileiro. Tenha a oportunidade de participar de ações sociais e oferecer apoio àqueles que precisam.

Clique aqui e saiba como levar esperança aos necessitam!

1

Metas para 2020: ajude-nos a alcançá-las!

O início de um novo ano é um período de reflexão: nesta época, muitas pessoas já começam a pensar nas “promessas” e objetivos para o ano que está por vir. Neste post, você conhecerá três metas para 2020 da AMES para o Sertão. Continue lendo!

Alcançar mais sertanejos

As ações da AMES no Sertão estão focadas em levar o amor e a Palavra de Cristo ao povo sertanejo, por meio de evangelismo de porta em porta, realizações de cultos em locais abertos, construção de igrejas, mobilização de pessoas e cristãos para conhecer e atuar no semiárido nordestino. Em 2020, nossa meta é alcançar mais famílias sertanejas por meio do trabalho missionário, que impacta e transforma centenas de vidas nesta região tão carente.

Mobilizar mais parceiros

Neste novo ano, também temos a meta de mobilizar mais igrejas para serem parceiras de nosso trabalho no Sertão. Dessa forma, podemos enviar mais Caravanas Missionárias e, consequentemente, alcançar mais povoados e famílias sertanejas com o Evangelho.

Construir mais igrejas

Para continuarmos a levar o amor de Deus para o povo sertanejo, temos a meta de ampliar nosso projeto de Construção de Igrejas. Em média, esses novos templos comportam cerca de 120 a 150 pessoas, e são locais agradáveis para que o povo de Deus possa realizar cultos e se reunirem em ocasiões especiais, como casamentos. Ao todo, já temos mais de 30 igrejas construídas em comunidades do Sertão.

Conheça a AMES!

Você sabia que pode colaborar para que a AMES alcance estas metas para 2020 e muitas outras vitórias? Conheça nossos projetos e saiba como ajudar a AMES a continuar levando o amor de Cristo para o povo sertanejo!