Dicionário do sertão: conheça expressões típicas entre os sertanejos! - AMES

1

Cada região tem palavras típicas que marcam a identidade do lugar. No sertão, isso não é diferente e foi por esse motivo que nós resolvemos fazer esse post! Venha conhecer as palavras que não saem da boca dos sertanejos e conheça mais sobre essa cultura tão enriquecedora e incrível!

Jacó: a versão sertaneja

Conhecido como pão francês e pão de sal em outras regiões do país, jacó é o nome dado a esse tipo de pão pelos sertanejos. Portanto, se alguém te oferecer um jacó no sertão, você já sabe o que significa!

Brenhas do sertão

Consegue imaginar qual o significado de brenha? Essa os nossos missionários sabem muito bem! A expressão sertaneja se refere a lugares distantes e de difícil acesso. São essas localidades que nossos missionários procuram para evangelizar no sertão!

O que é lambreta no sertão?

Se alguém pedir sua lambreta no sertão, essa pessoa deseja seu crachá de identificação. Interessante, não é mesmo?

Manjelão ou jamelão?

Manjelão é como os sertanejos chamam a jamelão. Ela é típica de florestas tropicas e subtropicais. E é reconhecida por ser medicinal.

Meninice

Nós, da AMES, acreditamos que devemos orar e atuar em prol da meninice sertaneja. Não entendeu o que acabou de ler? No sertão, infância é chamada de meninice!

Respeite o Conexão Sertão!

Lá no sertão, é comum usar a palavra respeite para falar de algo que foi muito bom. Então, respeite o Conexão Sertão!

Tibungar no rio São Francisco

Presente em cinco estados e em mais de 500 municípios, o São Francisco é um dos maiores rios da América Latina.. Inclusive, suas águas passam por duas cidades que a AMES está presente, Juazeiro (BA) e Petrolina (PE).

O rio atrai muitos turistas que desejam timbungar ou dar um mergulho, e você, já pensou em fazer isso?

Essas são algumas expressões sertanejas que nossos missionários usam em seu dia a dia. Que tal embarcar para o sertão para conhecer mais sobre essa cultura e ajudar na evangelização desse povo tão guerreiro?  Ajude!